Valorizamos sua privacidade

Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação, exibir anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com nosso uso de cookies.
Saiba mais em Termo de uso e Políticas de Privacidade.

Aumento do salário-mínimo, veja o que muda para as empresas e trabalhadores

10/01/2024

  • Artigos

O valor do salário-mínimo foi reajustado para R$ 1.320,00 a partir de 1º de maio de 2023. Isso equivale a R$44,00 por dia.

É importante que o RH das empresas se adeque em relação a todos os trabalhadores registrados com carteira assinada.

Uma vez que o novo valor entrou em vigor em maio, deverá ser repassado aos colaboradores a partir do salário de junho.

Foram reajustados também automaticamente os benefícios previdenciários que têm o valor fixado no salário-mínimo.

O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho ou a função do empregado, não deve ser estipulado por período superior a um mês, salvo os casos de pagamentos de comissões, porcentagens e gratificações.

Lembrando que o pagamento mensal deverá ser efetuado até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido. O sábado é contado como dia útil para pagamento.

O trabalhador deve se adequar ao novo valor e pode sair do vermelho

Com o aumento do salário-mínimo, o momento é propício para rever os gastos para adequar o novo valor ao orçamento da família.

O PhD Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin) e fundador da DSOP Educação Financeira, afirma que a inflação real, aquela que o trabalhador sente no bolso na hora de fazer a compra no supermercado, é maior do que as citadas pelos institutos, como o IBGE, por exemplo.

Domingos aponta também que, apesar de o aumento não ser significativo, essa é também uma oportunidade de colocar as finanças nos trilhos e sair das dívidas. Como? Com novos hábitos e comportamentos, para não gastar com o que não precisa, as famosas futilidades. Além disso, pode ser um “start” para poupar e sonhar a curto, médio e longo prazo.

O especialista em finanças sugere que as pessoas devem rever seus padrões de vida e reduzir gastos, pelo momento de incertezas do Brasil.

Seria interessante que esse novo valor pudesse chegar como um bônus para realizar desejos pessoais no futuro, começando com uma pequena poupança. Mas a verdade é que muitos aguardam por aumentos assim para cobrir o desequilíbrio financeiro que já assola a realidade do trabalhador brasileiro, afirma o PhD Reinaldo Domingos, maior autoridade quando o assunto é Educação do Comportamento Financeiro.

Então, ao receber esse aumento e conquistar o equilíbrio sustentável, é necessário ter hábitos novos, somente assim você conseguirá criar uma reserva estratégica para a realização dos sonhos.

Conheça mais sobre a Metodologia DSOP, que é cientificamente comprovada e transforma, verdadeiramente, a vida de famílias inteiras.

  • Artigos