Valorizamos sua privacidade

Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação, exibir anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com nosso uso de cookies.
Saiba mais em Termo de uso e Políticas de Privacidade.

As principais medidas para aproveitar viagens de férias sem dívidas

04/03/2022

  • Comportamento financeiro

O período de descanso escolar de fim de ano, para muitas famílias, é um sinônimo de viagem. Entretanto, é necessário realizar um bom planejamento para curtir férias sem dívidas.

No artigo de hoje, falaremos sobre as principais medidas para aproveitar as viagens de férias sem dívidas. Confira:

Aproveite suas férias sem dívidas

Quando se trata de dinheiro, a filosofia é simples: não adianta fazer o que não pode. Por isso, para tirar férias sem dívidas, é preciso criar um planejamento financeiro, para compreender até onde os custos serão saudáveis ou não.

Fazer esse tipo de dívida, pode acarretar em uma viagem de alegrias momentâneas, porque os débitos se arrastaram por meses, e a depender dos valores, podem causar a inadimplência. Entretanto, é possível aproveitar esse momento de férias com valores dentro do orçamento.  

A princípio, é necessário analisar a situação financeira atual e, a partir daí, pesquisar opções de preços para poupar, e aí realizar o sonho de viajar.

Porém, infelizmente, a maioria das famílias decidem viajar já próximo do período de férias de fim de ano, inviabilizando o planejamento.

Mulher realizando um planejamento para fazer suas férias sem dívidas.

Passos para realizar suas férias sem dívidas

Curtir férias sem dívidas é simples. Saiba a sua real condição financeira, ou seja, saber se está endividado, equilibrado ou é um investidor.

É importante que as crianças participem dessas conversas, pois elas compreendem muito mais do que pensamos e, quando todos estão a par da situação e focados no mesmo objetivo, fica tudo mais fácil. A partir daí, você irá saber como agir.

Endividado

Se estiver endividado, talvez tenha que deixar a viagem para outro momento. E isso não significa deixar de se divertir, mas só terá que fazer alguns ajustes, como, por exemplo, se estava pensando em viajar para outro estado, podem considerar trocar essa ideia por uma cidade mais próxima, ou por programações culturais no próprio município.

Equilibrados financeiramente

Aos que estão equilibrados financeiramente, é importante muita cautela, pois significa que a pessoa não tem dívida, mas também não tem dinheiro guardado, então, qualquer passo não planejado pode fazer a situação mudar completamente.

A recomendação é que façam desse período uma constante oportunidade para estarem juntos e felizes, por isso pesquisem os destinos possíveis, com acomodações e programas compatíveis com o orçamento financeiro.

Quando pesquisa-se com antecedência, geralmente, se paga mais barato, além de conseguir tempo para conseguir o dinheiro necessário.

Caso deixe para a última hora, provavelmente, pagará mais caro, ainda mais considerando ser um período de alta temporada. Então, é preciso cuidado. Feito isso, é importante também já deixar claro as limitações de gastos que cada um poderá ter, para não se perderem nas contas, principalmente para as crianças.

Família investidora

As famílias de investidores, que têm a possibilidade de fazer uma viagem mais completa, talvez com destino internacional, só é preciso ficar muito atento aos preços, câmbio de moeda, IOF, etc.

Se a viagem não for planejada, existem grandes chances de sair muito mais caro do que o imaginado. Afinal, de que vale ser investidor e correr o risco de voltar com dívidas que se arrastaram por quase todo o ano seguinte, não é?

Orientações para tirar férias sem dívidas

  1. Levar uma reserva financeira de 30% a 50% a mais, seja qual for a viagem, para imprevistos.
  2. Tomar cuidado com os excessos, pois, no calor do momento, acabamos gastando mais do que devemos.
  3. Um caminho interessante é estabelecer uma média de gastos diários a ser realizado e evitar as pequenas compras, essas somadas podem acarretar em grandes prejuízos.
  4. Prestar atenção no gasto com telefone. Em tempos de WhatsApp, isso se torna desnecessário.
  5. Se a viagem for para o exterior, colocar 80% da quantia em um cartão pré-pago e carregar 20% em espécie.
  6. Cada pessoa deve ter seu cartão com os limites já pré-estabelecidos.
  7. Levar no máximo dois cartões de crédito, com vencimentos próximos e posteriores à data da viagem. Informar a operadora de cartões para que saiba que estará fora do país durante o período.
  8. Se lembrar que, ao usar o cartão de crédito, além da conversão da moeda, haverá um custo de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
  9. Caso alguém peça para trazer encomendas, tenta receber o dinheiro antes de comprar.

Nossos sonhos precisam estar lado a lado das nossas obrigações, portanto, para realizar nossos desejos, precisamos obter Educação Financeira. É primordial ter essa noção, para que as ações de planejamento sejam executadas da melhor forma.

E aí, conseguimos conquistar nossos objetivos. Porque a vida não foi feita apenas para pagar boletos, mas sim, para desfrutarmos das nossas vontades, realizando sonhos.

  • Comportamento financeiro