Valorizamos sua privacidade

Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação, exibir anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com nosso uso de cookies.
Saiba mais em Termo de uso e Políticas de Privacidade.

Atualmente o Brasil é emergente ou voltou a patamares subdesenvolvidos?

04/03/2022

  • Economia

O Brasil é emergente, ou não? Ser um país emergente é uma tarefa complicada para os governantes e depende de alguns fatores econômicos. Mais difícil do que chegar a essa linha é manter-se e seguir evoluindo. Entenda tudo sobre esse tema.

Por | Paulo Paquera

Os países emergentes são extremamente importantes para a economia mundial, considerando a desaceleração do crescimento.

Em contrapartida aos países mais desenvolvidos, que veem suas economias estabilizadas, os emergentes são muito atrativos para investidores, que se tornam um motor econômico, fazendo a roda global se manter em movimento. 

Porém, o que faz um país sair do subdesenvolvimento para se tornar emergente? E mais, é possível chegar ao patamar de “país desenvolvido”?

No artigo de hoje você vai entender tudo isso e descobrir se o Brasil é emergente e qual sua posição econômica e de desenvolvimento humano.

O que significa ser um país emergente?

Os países considerados emergentes apresentam um nível de crescimento e desenvolvimento econômico elevado, mas que, mesmo assim, ainda não se equiparam aos países ricos. As chamadas “superpotências”.

Mas, mesmo não apresentando os mesmo números dos países mais desenvolvidos, eles se mantêm em crescimento acelerado e constante. 

Outro fator importante que ajuda na segmentação e classificação sobre a posição de um país é o processo de industrialização, que eleva – e muito – a taxa de crescimento.

Esse processo de industrialização acontece quando a nação mostra constante evolução e segurança, atraindo empresas dispostas a investir no país e em determinadas regiões.

O Brasil é emergente ou subdesenvolvido?

Para classificarmos a situação econômica do Brasil perante a visão mundial, temos que entender alguns pontos. 

A economia brasileira apresenta, se não todas, muitas características que predominam em países emergentes, sendo elas: industrialização, abertura da economia, entrada de multinacionais, crescimento no setor terciário e condições de desenvolvimento humano. 

Levando esses pontos em consideração, é correto afirmar que o Brasil é emergente, mas também subdesenvolvido. 

O cenário brasileiro apresentou evolução no cenário socioeconômico, se comparado a algumas décadas atrás. Entretanto, não conseguiu se livrar de situações que arrastam para o eminente subdesenvolvimento. 

Por exemplo: concentração de renda elevada, desenvolvimento humano, baixa qualidade na educação e saúde pública, limitações e déficits na infraestrutura como um todo.   

O IBGE divulgou o ranking de crescimento e desenvolvimento do PIB, onde considera 32 países.

O ranking leva em consideração a comparação entre trimestres, este, no caso, compara o primeiro trimestre do ano de 2022 ao último de 2021 para estabelecer a classificação.

De acordo com a pesquisa, o Brasil teve um crescimento de 1%, ficando na 8° colocação, à frente de potências, como: Reino Unido e Alemanha. 

Quem registrou o maior crescimento foi o Peru, com 2%, seguido por Filipinas e Canadá, sendo 1,90% e 1,60%, respectivamente. 

Brasil é emergente com Educação Financeira

A educação financeira vai muito além de aprender a economizar, cortar gastos desnecessários, poupar e acumular quantias em dinheiro. 

Ser educado financeiramente faz com que qualquer pessoa conquiste uma qualidade de vida melhor, além de proporcionar a segurança e material necessário para aproveitar os prazeres da vida, obter uma garantia para eventuais imprevistos e realizar sonhos.

Quanto mais a sociedade se torna consciente em relação a dinheiro e consumo, mais ela impacta direta e indiretamente na economia do país. 

Segundo o Banco Mundial, apenas 3,64% da população brasileira poupa dinheiro pensando no futuro, enquanto países emergentes, como México (20,85%), África do Sul (15,93%) e Rússia (14,56%), apresentam números mais elevados.  

O que isso representa? Que quanto mais as pessoas buscam o conhecimento e mudam suas próprias vidas através da educação financeira, elas impactam diretamente na economia da sua região, que impacta na cidade, que impacta no estado, que impacta no país.

E esse é um tipo de bola de neve e consequências muito bem-vindas. 

O que achou do artigo? Sabia que o Brasil é emergente, mas também ainda se encontra em um patamar de subdesenvolvimento? Eduque-se e ajude a nação a alcançar patamares inimagináveis. 

  • Economia