Valorizamos sua privacidade

Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação, exibir anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com nosso uso de cookies.
Saiba mais em Termo de uso e Políticas de Privacidade.

Carnaval não deve ser sinônimo de descontrole financeiro

04/03/2022

  • Artigos

Festa, comemoração, blocos de rua… O Carnaval está chegando e muita gente não se programou financeiramente para essa época do ano, correndo o risco de a descontração e eu euforia se transformarem em preocupação, daquelas de tirar o sono.

Seja qual for a situação, é sempre necessário estar à frente de sua condição financeira, sabendo exatamente quais são os seus ganhos e gastos, para poder se planejar. No entanto, em períodos como este, as pessoas se empolgam e acabam gastando o que não podem, a fim de curtir o momento.Então, se esse for o seu comportamento, é melhor revê-lo e tentar trazer a razão de volta. Para isso, sempre aconselho buscar educar-se financeiramente, pois esse é o caminho para que as finanças não fujam do controle. A maioria da população não teve a oportunidade aprender a lidar com o dinheiro e, por isso, temos esse problema hoje.Felizmente, centenas de escolas – públicas e privadas – já inseriram em sua grade curricular a disciplina Educação Financeira, formando uma sociedade mais consciente e sustentável. Mas, se você é uma dessas pessoas que não foi ensinada a usar e administrar os recursos financeiros, tenho uma boa notícia: meu livro Terapia Financeira (Editora DSOP) – que esteve recentemente na lista dos 10 mais vendidos da Veja e da Época, pode te auxiliar nessa questão. Além disso, há palestras e cursos – alguns online e gratuitos –, que a DSOP Educação Financeira oferece; a partir daí, sem dúvida alguma, você irá conseguir se programar melhor.Quer uma orientação prática agora para o Carnaval? Se for em algum bloco ou festa e precisa de uma fantasia, veja se não é possível usar a mesma do ano passado. Caso não tenha, pegue emprestado de um amigo ou familiar, ou ainda faça a sua, customizando alguma roupa. O aluguel, geralmente, custa caro e não costuma valer a pena.Dá para economizar também na bebida, afinal de contas, exagerar no álcool não faz bem nem pra saúde física, nem para a financeira. Se for viajar, faça as contas e veja quanto você pode gastar sem comprometer o orçamento, só então pesquise os melhores os pacotes e condições de pagamento. Agora está em cima da hora, então, talvez, o melhor a fazer é deixar para o próximo ano, já se planejando desde agora, e procurar uma festa legal na sua cidade mesmo. Respeitando o padrão de vida, é possível se divertir sem se endividar.

  • Artigos