O Impacto positivo da Educação Financeira no comportamento organizacional
10/01/2024
- Mercado e negócios
O comportamento organizacional é originado por diversos aspectos, dentre eles, a vida financeira das pessoas que compõem as equipes das empresas.
O mau uso do dinheiro acarreta dissabores ao cidadão, que desencadeiam problemas, não só nas obrigações domésticas, mas, também, na saúde mental e física.
Os problemas financeiros são um desgaste muito maior do que se pode imaginar, afinal, pessoas com dívidas são cidadãos que vivem sem expectativas e sem a realização de sonhos.
Esse comportamento é desagradavelmente favorável para o desenvolvimento de sentimentos ruins, como, por exemplo, tristeza, ansiedade, entre outros. E que
são capazes de abrir caminhos para doenças mentais, como a depressão.
É comprovado que problemas financeiros são capazes de afetar diretamente a vida das pessoas de forma negativa e esses males também abrangem o profissional.
Os trabalhadores que possuem dívidas desempenham as suas funções com menos comprometimento, e o resultado, na maioria das vezes, é a diminuição da entrega e produtividade.
Além disso, como visto anteriormente, essas pessoas estão mais propensas a desenvolver doenças mentais e físicas, o que aumenta o nível de absenteísmo, pela necessidade de faltar no trabalho, por conta dos sintomas que as enfermidades podem causar.
Os prejuízos são mútuos, pois as empresas perdem o engajamento dos colaboradores, enquanto o time continua desestimulado, sem o desejo pelo crescimento profissional.
Consequência da falta da Educação Financeira
A deficiência do aprendizado da Educação Financeira é uma das maiores causas do número de endividados no país.
Afinal, pessoas com hábitos financeiros saudáveis são cidadãos que realizam gastos estratégicos, e o resultado são pessoas sem dívidas. E, na maioria das vezes, são esses indivíduos os cidadãos que conquistam mais qualidade de vida.
Contudo, é possível perceber o tamanho da relação do impacto da Educação Financeira no comportamento organizacional.
Normalmente, os colaboradores que possuem problemas financeiros trabalham com mais ansiedade, desenvolvem doenças como depressão, crise de pânico, fobia social, esgotamento físico e mental, entre outros.
O resultado é a baixa produtividade, uma entrega do seu trabalho sem qualidade e resultados negativos para a corporação.
Características de endividamento do time de trabalho
Os problemas financeiros das pessoas que compõem a equipe de trabalho são pessoais, no entanto, algumas ações constantes dos colaboradores possibilitam que a empresa consiga perceber o grau de endividamento dos funcionários.
Essas características devem ser analisadas e consideradas na hora da avaliação do time de trabalho, afinal, é uma das responsabilidades sociais das empresas levar orientações de certos assuntos e, dentre eles, sobre a Educação Financeira.
Saiba identificar algumas das características que são provenientes de problemas financeiros na vida pessoal dos seus colaboradores, veja:
Rotatividade
Uma parte dos colaboradores que pedem demissão fazem isso por estarem envidados. Isso ocorre porque eles acreditam ser mais lucrativo utilizar o valor do acerto de contas para pagar suas contas.
O RH precisa estar atento à rotatividade da empresa, para analisar os motivos e tentar identificar se dentre elas está o assunto dívida. E, ao primeiro sinal deste real motivo, é recomendado realizar ações com orientações sobre finanças.
Pedidos de aumento e de adiantamento
A solicitação de aumento de salário é algo bastante particular e, em muitos casos, é algo justo. Afinal, o trabalhador deve ser remunerado por sua boa atuação na empresa.
No entanto, às vezes os colaboradores fazem o pedido de aumento ou de adiantamento por acreditarem sem uma saída para o pagamento das suas dívidas.
Esses pedidos podem até parecer uma solução imediata, mas se o trabalhador não obter a mudança dos hábitos financeiros, o mesmo continuará realizando atitudes financeiramente erradas, levando a uma bola de neve.
Portanto, é fundamental dar orientações sobre o uso do dinheiro. O intuito é manter o time de trabalho financeiramente educado para mudar a forma como vê seus ganhos, para estrategicamente usar o salário de um jeito saudável.
Baixa produtividade
Os colaboradores que possuem débitos ficam em busca de alternativas para resolverem as suas pendências financeiras, e isso muda o comportamento emocional.
Essas pessoas desenvolvem uma dificuldade para se concentrar nas atividades do dia, afinal, os problemas tomam conta dos pensamentos, refletindo diretamente no desempenho profissional.
Pontos positivos da Educação Financeira das empresas
A Educação Financeira é algo essencial para superar os problemas com o dinheiro.
A inteligência emocional e financeira é benéfica para todas as pessoas, em todas as áreas da vida, pois traz mais clareza para identificar quais são as prioridades financeiras em cada momento.
Além disso, torna o cidadão mais capacitado para tomar decisões com sabedoria, faz as pessoas serem mais determinadas para realizar projetos pessoais e profissionais.
A Educação Financeira aumenta a autonomia para a tão sonhada independência financeira, melhorando a capacidade analítica de resolver problemas que envolvam dinheiro. Diminui as chances de endividamento e aumenta a qualidade de vida.
Portanto, compreendemos que o comportamento e crescimento da empresa é diretamente influenciado pela situação financeira de cada colaborador e, quanto melhor eles estiverem, melhor a empresa vai estar.
Soluções práticas para a mudança do comportamento organizacional
Empresas que fornecem ações de conscientização e ensinamentos sobre finanças constroem equipes de trabalho focadas e com mais expectativas de crescimento. E este é um ganho para ambas as partes, corporação e empregados.
Os conteúdos sobre Educação Financeira ministrados nas empresas, por meio de palestras, workshops, entre outros, possuem o poder de criar um ambiente corporativo mais agradável e cooperativo.
As consequências positivas são ótimas, como, por exemplo, o aumento da receita da empresa através de metas batidas.
Portanto, as corporações devem criar ações de incentivo e aprendizado do uso do dinheiro com planejamento e consciência, mostrando sempre as vantagens na vida profissional e pessoal das pessoas que compõem o time.
Gostou do conteúdo?
Acesse o nosso blog e confira mais sobre os impactos da Educação Financeira nas empresas.