Despensa: Como evitar o desperdício de dinheiro
04/03/2022
- Comportamento financeiro
Texto escrito por: Paulo Paquera
Esse pode parecer um tema que não merece tanta atenção assim, mas saber, exatamente, o que é uma despensa, é o ponto de partida para entender como ela pode fazer a diferença no orçamento familiar.
Simplificando, a despensa é um local da casa destinado ao armazenamento de alimentos, perecíveis ou não, e de outros produtos, como os de limpeza. Mas neste texto, vamos focar mais na parte alimentícia, ok?
Curiosidade: no hemisfério norte, as despesas são pequenos cômodos que costumam ficar do lado norte ou leste das casas, próximos à cozinha, pois ali recebem menos luz solar. No hemisfério sul, costuma-se ter as despensas no lado sul, pelo mesmo motivo.
A curiosidade acima mostra um dos pontos necessários para sua despensa ter as condições necessárias para uso.
Vale lembrar que, hoje em dia, principalmente no Brasil, é raro ter uma despensa como um cômodo, já que geralmente são utilizados os próprios armários da cozinha para esta finalidade.
Nosso objetivo em falar de despensa, não é decidir sobre onde ela é melhor alocada, e sim, mostrar como se organizar de forma eficiente, sem gerar desperdícios de alimentos e, consequentemente, de dinheiro.
Quais são as condições ideais para a sua despensa?
Independente se sua despensa fica nos armários da cozinha, ou em um cômodo específico, é necessário seguir alguns padrões para torná-la um ambiente 100% eficiente.
- É preciso estar próximo à área de preparo dos alimentos;
- Inibir o acesso de insetos ou animais, que possam causar a perda dos produtos;
- Ter fácil acesso para mantê-la sempre limpa;
- Evitar contato direto com a luz do sol;
- Organizá-la por ordem de validade.
Alguns dos tópicos podem dar um certo trabalho, mas pondere: vale mais a pena perder uns minutos fazendo essa organização, ou perder dinheiro no final do mês?
Como evitar desperdício?
A despensa é nosso abastecimento alimentício dentro de casa, portanto, é necessário olhar com atenção tudo que temos dentro dos armários e geladeira, antes de irmos às compras.
- Mantenha sua despensa limpa e organizada – assim você terá uma visão clara do que tem em excesso, e o que precisa ser recolocado;
- Faça uma lista de compras com base nas necessidades da sua despensa;
- Seja disciplinado e não compre o que não estiver na sua lista;
- Muito cuidado com promoções desnecessárias… It’s a trap;
- Congele as sobras;
- Consuma os alimentos em sua totalidade – sem exageros, claro.
- Atenção a data de validade dos produtos.
Essas são apenas algumas medidas que te ajudarão a evitar o desperdício de dinheiro, seja na compra, ou no descarte desnecessário de “sobras”.
Compras mensais, semanais ou diárias?
O recomendado para economizar no abastecimento da sua despensa, é que faça compras semanais, porém, essa não é uma regra fixa, já que existem muitos produtos que rendem o mês todo.
Os grandes segredos, são: seja analítico, formule uma boa lista, cuidado com as armadilhas e evite desperdícios.