Valorizamos sua privacidade

Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação, exibir anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com nosso uso de cookies.
Saiba mais em Termo de uso e Políticas de Privacidade.

Dia das Crianças sem dívidas

04/03/2022

  • Artigos

O Dia das Crianças está chegando e muita gente ainda não sabe o que vai dar de presente, não é verdade? Apesar de ser um erro, pois indica falta de planejamento, saiba que ainda dá tempo de agir corretamente, presenteando seus filhos, sem precisar se endividar.

A primeira coisa a se fazer é ter a noção exata de sua situação financeira. Faça um diagnóstico, sabendo quais são seus ganhos e suas despesas, para não ter surpresas desagradáveis no final do mês, quando as faturas chegarem. Feito isso, é hora de fazer as contas e ver quanto poderá gastar em um presente.Sempre queremos dar o melhor às crianças, é claro, mas é preciso respeitar o padrão de vida, tentando juntar o útil ao agradável, ou seja, algo que os pequenos vão gostar e que, ao mesmo tempo, caiba no orçamento familiar, sem causar problemas futuros.Feito isso, é hora de perguntar às crianças o que elas gostariam de ganhar. Se for algo mais caro do que o valor que os pais estipularam, conversem com elas e explique a realidade. Acreditem, elas compreendem melhor do que imaginamos, basta falar de maneira simples, mostrando que não é por falta de vontade.Então, peçam para que pensem em outro presente que também as deixariam felizes. Decidido isso, é só pesquisar preços, tanto pela internet como em lojas físicas. O melhor, claro, é comprar à vista, pois não compromete o orçamento financeiro dos meses seguintes e a chance de conseguir bons descontos é maior.Uma boa ideia, caso vocês não tenham se planejado para essa data e estejam com os ganhos comprometidos esse mês, é programar uma viagem para o final do ano. Se quiserem e puderem, deem uma lembrancinha agora, para não passar em branco, afinal de contas, são crianças. Recomendo um livro infantil sobre educação financeira da minha coleção O Menino do Dinheiro (Editora DSOP), pois, assim, elas poderão entender, de forma lúdica, que o dinheiro serve para realizar sonhos materiais, compreendendo melhor a situação.Conversem com os filhos sobre a viagem e digam que vai fazer parte do presente de Dia das Crianças. Deixem que eles participem de tudo, desde a escolha do destino até a procura de hotéis e passeios que poderão fazer. Além de não acumular as despesas, essa é uma forma de a família estar mais unida. Feliz Dia das Crianças!

  • Artigos