Dia do Consumidor 2022: tudo que você precisa saber
04/03/2022
- Economia
O Dia do Consumidor 2022 é comemorado neste dia 15 de março, data esta que vem ganhando relevância no cenário econômico nacional, já que é tomada por promoções e oportunidades únicas.
Por | Paulo Paquera
Para quem vai comprar, o Dia do Consumidor 2022 se mostra ideal para encontrar preços acessíveis e condições diferenciadas. Para quem vende, é ideal para inflar os ganhos, usando este dia como parte de uma ótima estratégia de vendas.
O Dia do Consumidor 2022, além de proporcionar a aquisição de objetos de desejos e sonhos, é importante para conscientizar toda a população de que todos os cidadãos possuem direitos.
O artigo de hoje foi feito para mostrar as vantagens econômicas para quem compra e para quem vende e, mais do que isso, mostrar que cada uma das partes – seja comprador ou vendedor – possui direitos e obrigações no mercado de consumo.
O consumo no Dia do Consumidor 2022
Segundo pesquisa realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico que entrevistou mais de mil pessoas por todo o território brasileiro, foi constatado que 68% delas pretendem aproveitar pela primeira vez as promoções desta data.
Dos entrevistados, 65% buscam itens de desejo com melhor preço, enquanto outros 28% estão de olho em resolver alguma necessidade básica.
Entre os produtos campeões estão: telefones celulares, roupas e produtos eletroeletrônicos domésticos.
A modalidade de pagamento PIX vem ganhando força, sendo a segunda mais popular entre os consumidores, ficando atrás apenas do clássico cartão de crédito e seu parcelamento.
Primeiro lugar – Cartão de crédito
Como mencionado, é a opção mais buscada na intenção de compra, já que permite o parcelamento total da compra, porém, é importante tomar cuidado, já que pode haver juros sobre o valor final.
Segundo lugar – PIX
Nas intenções de compra, o pagamento via PIX é o segundo colocado, já que oferece grande facilidade, tanto para quem compra, quanto para quem vende, sem o risco de juros ou custo de emissão de boleto… e ainda te permite barganhar por desconto.
Terceiro lugar – Boleto bancário
O antiquado – porém eficiente – boleto bancário resolve a vida de quem não tem cartão de crédito e/ou não confia no PIX, porém para a emissão do documento existe um custo, pequeno, é verdade, mas esse pequeno valor é repassado ao consumidor final: você!
O Dia do Consumidor 2022 é uma realidade para quem vende
Se você é proprietário de uma loja física ou e-commerce, o Dia do Consumidor 2022 não pode ficar de fora do seu planejamento estratégico de vendas.
Segundo o Think with Google (pense com o Google), o dia 15 de março vem se consolidando como uma das datas mais importantes do primeiro semestre para o mercado econômico brasileiro.
Sendo uma data conhecida por mais de 35 milhões de pessoas, onde 35% consideraram que as condições estavam boas ou muito boas e 65% encontraram exatamente o que estavam buscando. Oportunidade e visibilidade nacional.
Assim como a Black Friday, os comércios não precisam – e não devem – se restringir apenas a um dia, mas sim a semana ou até mesmo, mês do consumidor. Alargar a janela de condições especiais é uma ótima estratégia de venda e fidelização dos clientes.
Os direitos e proteção do consumidor
A velha máxima do consumo diz “o barato sai caro”, mas quando se está diante de uma condição muito boa, acabamos não pensando nas consequências ou se aquilo que está sendo proposto faz sentido.
Por isso, é importante saber como se proteger de eventuais situações que estão em desacordo com o código de defesa do consumidor.
Código de defesa do consumidor (CDC)
Antes de tudo, é bom explicar o que exatamente é o código de defesa do consumidor. O código é uma lei aprovada no ano de 1990, com o objetivo de estabelecer as bases normativas para a relação entre consumidor e fornecedor.
O CDC cuida dos interesses de consumo do cliente e dos direitos dos fornecedores através de três principais esferas, sendo elas:
Civil: onde é definido quais as responsabilidades do fornecedor e os mecanismos para reparação de possíveis danos causados ao consumidor.
Administrativa: que define o mecanismo para o poder público atuar nas relações de consumo.
Penal: Estabelecendo novos tipos de crimes e punições para os mesmos.
PROCON
O foco principal deste órgão é equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores.
Com o objetivo de executar a política de proteção ao consumidor de acordo com as leis de cada estado, sempre baseando-se nas regulamentações estabelecidas pelo CDC.
Para acionar o código de defesa do consumidor, é necessário recorrer ao PROCON de sua cidade, porque é deles a responsabilidade de intermediar a negociação entre fornecedor e comprador.
Como o PROCON pode te ajudar:
- Orientação;
- Atendimento;
- Conciliação;
- Fiscalização;
- Estudos, pesquisas e projetos;
- Aplicação das penalidades;
Reclame Aqui
Para reclamar basta ter um cadastro ativo e atualizado no site Reclame Aqui, essa é a única forma de estar devidamente habilitado para registrar sua reclamação formal.
Relate exatamente o que ocorreu para a empresa em questão ter o conhecimento real da situação. Seja detalhista, porém, direto.
Nunca, em hipótese alguma, publique seus dados pessoais, com números de documentos, uma vez que as postagens são públicas.
As postagens são 100% gratuitas, tanto para os consumidores registrarem suas reclamações, quanto para as empresas responderem.
Registrando uma reclamação em apenas 3 passos:
Primeiro: procure a empresa que você quer reclamar e clique em buscar. Caso não encontre, não tem problema, basta solicitar o cadastro.
Segundo: cadastre a reclamação. Preencha todos os campos corretamente, e seja o mais claro possível, assim será mais fácil da empresa resolver seu problema com eficiência.
Terceiro: identifique-se e finalize sua reclamação. Confira os dados, se você expressou seu problema com clareza, faça o login ou cadastre-se e pronto.
Quer saber mais sobre essa data, como se proteger e como se planejar? Preparamos uma playlist especial com vídeos úteis para você, consumidor.