Educação andragógica: como estimular o equilíbrio financeiro de adultos?
04/03/2022
- Carreira
A andragogia é uma ciência da educação criada com o objetivo de aperfeiçoar o ensino de adultos, assim, ela é essencial para o desenvolvimento humano.
A necessidade de criar esta ciência surgiu a partir da percepção de que adultos e crianças aprendem de formas diferentes. Portanto, a andragogia tem a finalidade de facilitar o processo de desenvolvimento de habilidades, fazendo com que melhores caminhos sejam escolhidos para alcançar o objetivo final: a aprendizagem.
Sabemos que o ensino para adultos ainda é visto por algumas pessoas como algo ineficaz, além da aprendizagem poder ser naturalmente desestimulada por quem parou de estudar há algum tempo. Essas são questões a serem consideradas na educação andragógica.
Contudo, a aprendizagem da educação financeira é o melhor caminho para reduzir o número de endividados entre os adultos e garantir uma relação melhor com o dinheiro no futuro, uma vez que vivemos em uma cultura que valores e hábitos antigos ainda estão profundamente enraizados.
Afinal, sabemos que dinheiro é um tabu em nosso país, o tema é pouco discutido entre as famílias e pode até ser motivo de conflitos em algumas casas.
De acordo com uma Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), publicada em março deste ano pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,5% das famílias estão endividadas e a falta de educação financeira pode ser a resposta para esses dados.
Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre esse tema e descobrir como estimular o equilíbrio financeiro de adultos através da andragogia.
O que de fato é andragogia?
Como já mencionamos, a andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que, ao contrário dos mais jovens, não são iniciantes sem experiência. Afinal, seus conhecimentos vieram da escola da vida.
Esse tipo de aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão real diferença em suas vidas e procura no ensino sua realização profissional e pessoal, além de aprender melhor quando o assunto é de valor imediato.
O adulto aprende com seus próprios erros, tem consciência do que realmente não sabe e o quanto a falta de conhecimento (principalmente financeiro) o prejudica.
Por isso, precisamos ter a capacidade de compreender que na educação dos adultos a programação deve ser estabelecida em função da necessidade dos estudantes, pois já são indivíduos independentes e encaminhados.
Por que a educação financeira é tão importante na vida adulta?
A Educação Financeira é extremamente importante na vida adulta, pois ela nos torna conscientes de nossas decisões sobre dinheiro e nos auxilia no processo de uma vida financeira mais sustentável.
E ela vai muito além de economizar, pois nos proporciona o hábito de fazer escolhas inteligentes sobre o futuro e sobre a realização de sonhos.
Falando em sonhos, eles são extremamente importantes, pois são eles que vão definir como vamos gastar, onde vamos investir, quais decisões iremos tomar, sempre em busca do equilíbrio financeiro e das realizações pessoais.
Se não conduzirmos as nossas vidas para atingir estes sonhos, vamos deixar que ela própria se encarregue de nos guiar. E esse caminho nem sempre é onde gostaríamos de ir.
Segundo Malcolm Knowles, hoje considerado por muitos como o “pai da andragogia”. Os adultos são mais afetados pelas motivações internas que pelas motivações externas.
Logo, essas motivações estão ligadas aos valores e objetivos pessoais de cada um, sendo assim, precisamos buscar o que realmente faz sentido para nossas vidas.
Objetivo do aluno na andragogia
Na andragogia, é necessário entender qual é a finalidade do estudante e quais são os motivos que o levaram a procurar a educação nessa fase da vida.
Como já mencionamos, ele geralmente está em busca de uma realização profissional ou pessoal. Portanto, é preciso ter o entendimento sobre o que o aluno quer e necessita, e como os estudos podem contribuir positivamente em suas vidas, com questões e conteúdo que realmente farão diferença no seu cotidiano, com aplicabilidade no seu dia a dia.
Nesse sentido, a educação financeira chega como um divisor de águas na vida dessas pessoas, uma vez que ela gera benefícios e agrega mais uma atividade em sua carreira, fortalece o currículo e ajuda o aluno a se destacar no mercado de trabalho.
Outro de seus objetivos é auxiliar os indivíduos a alcançarem suas metas através da consciência financeira. Já que educação financeira é essencial para pessoas de qualquer idade.
Desta forma, o aluno adulto tem melhor estímulo na educação quando percebe que o conteúdo ou tema aprendido poderá ter uma aplicação imediata no seu cotidiano e não apenas um possível aproveitamento para um futuro distante.
Dificuldades e motivações de ensinar adultos
É indiscutível que a formação de adultos tende a ajudar as pessoas a se destacarem no seus ramos de suas atividades, gerando uma noção de renovação e, por vezes, uma verdadeira transformação profissional.
Porém, apesar de agregar conhecimentos, é preciso ter em vista as disponibilidades dos adultos e suas necessidades. Afinal, são inúmeras as razões que podem levar as pessoas a desistir de estudar, como a falta de tempo ou a necessidade de priorizar uma atividade prática que lhe traga retorno financeiro de forma imediata. Esta é uma questão que deve ser analisada pelo educador, com o objetivo de mostrar possibilidades, soluções práticas e objetivas daquela área de estudo.
Outro ponto a ser observado no ensino de adultos é a necessidade de rever pensamentos, conceitos, convicções e sobre o que foi ensinado anteriormente. É necessário acompanhar as transformações que acontecem no mundo, que são frequentes, novos conhecimentos e novas formas de pensar são colocados em prática todos os dias e precisamos estar preparados para essas mudanças.
Atualmente, está muito mais fácil o acesso às informações. Logo, os alunos podem se tornar mais questionadores ao buscarem a melhor forma de agir, especialmente se o assunto está sendo discutido em uma turma de alunos adultos.
Não é difícil perceber que existem grandes oportunidades de melhorias nos ambientes de ensino para adultos. E, sem dúvida, a educação é um investimento que abre portas para todas as idades.
E você, entendeu a importância da aprendizagem de educação financeira por adultos? Para saber como ensiná-los com as técnicas mais modernas, conheça os cursos de especialização da DSOP. Clique aqui para descobrir e transforme vidas.