Conheça a importância da educação superior na formação de uma sociedade mais consciente financeiramente
04/03/2022
- Educação
Uma sociedade consciente financeiramente é a consequência de um sistema de educação eficiente, que prepara o cidadão para assumir posições que possibilitem a realização de sonhos pessoais e profissionais.
Além disso, ele auxilia na diminuição da disparidade de renda e na formação de pessoas mais conscientes sobre os seus direitos e deveres.
Afinal, ao contrário do que muita gente pensa, a educação superior não serve apenas para transmitir conhecimentos acadêmicos, o diploma também é uma ferramenta poderosa de transformação social e econômica.
Sem falar que, com a crise recente, as empresas têm buscado profissionais cada vez mais qualificados e para garantir uma vaga neste cenário, e a graduação passa a ser fundamental.
Nesse sentido, investir em um curso superior não só aumenta as possibilidades de conseguir um bom emprego, um salário melhor e ter um diferencial no mercado, mas também serve como sinônimo de mais qualidade de vida, além da tão sonhada estabilidade financeira.
De acordo com um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o ensino superior garante ao brasileiro uma remuneração média de 144% a mais do que os que concluíram o Ensino Médio, enquanto aqueles que têm um diploma de graduação recebem 235% a mais do que as pessoas que se formaram somente no colegial.
Isso significa que o ensino superior deve ser prioridade daqueles que almejam obter melhores condições financeiras.
Contudo, não basta apenas ter uma boa renda, é preciso saber usá-la de forma consciente, e é nesse momento que a educação financeira entra como um grande diferencial não só na carreira como em nossa vida pessoal.
Afinal, ela auxilia diretamente no processo de se relacionar de forma saudável com o dinheiro. Logo, uma sociedade educada financeiramente, não só saberá gerenciar melhor seus recursos como passará a fazer escolhas mais inteligentes e sustentáveis.
Qual o efeito de uma sociedade mais consciente financeiramente?
Como mencionamos, a Educação é fundamental não só para o desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo.
Contudo, questões extremamente importantes como a gestão financeira acabaram ficando de lado e se tornaram um tabu em nossa sociedade, gerando endividamento, inadimplência e diversos problemas econômicos ao nosso país, uma vez que não fomos educados para lidar da forma correta com o dinheiro.
Nesse sentido, fica evidente a importância da educação financeira para a formação de uma sociedade mais consciente financeiramente.
Sendo assim, é muito importante que esse tipo de conhecimento alcance a todos os cidadãos. Afinal, somente através da educação é possível aprender a economizar e investir nossos recursos de forma responsável, para, assim, poder garantir uma vida financeira mais tranquila à nossa população.
E, ao contrário do que muita gente pensa, a educação financeira não serve apenas para abordar assuntos complexos, como investimentos e fundos de reserva, ela também diz respeito às situações cotidianas e mudanças reais de comportamento, pois estamos expostos a essas questões desde que nascemos, não é mesmo?
Desta forma, é importante fazer com que a educação, principalmente a financeira, seja difundida em nosso país, para que cada vez mais pessoas possam adquirir e formar consciência sobre ela, para, assim, criarmos uma sociedade mais saudável e próspera.
E ações com estas podem ser feitas por meio de iniciativas simples, como desenvolver hábitos mais conscientes em relação ao dinheiro.
Mas, isso só será possível através da educação. Afinal, esse é um tema que afeta diretamente a economia do país e a vida de todos os brasileiros.
Por fim, uma sociedade mais sustentável e consciente de seus recursos e da consequência de seus gastos e investimentos é uma sociedade que avança para um futuro melhor.
Conheça os cursos de ensino superior do comportamento financeiro.