Entenda as mudanças na Previdência Privada – chegou a hora de investir

29/02/2024

O governo federal anunciou recentemente alterações significativas nas regulamentações dos planos de previdência privada, visando tornar esse tipo de investimento mais atrativo para os poupadores. As mudanças foram implementadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, e prometem trazer mais concorrência ao mercado, oferecendo opções de recebimento de renda […]

Paulo Ucelii

O governo federal anunciou recentemente alterações significativas nas regulamentações dos planos de previdência privada, visando tornar esse tipo de investimento mais atrativo para os poupadores.

As mudanças foram implementadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, e prometem trazer mais concorrência ao mercado, oferecendo opções de recebimento de renda mais flexíveis para os investidores.

Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira, destaca a importância da medida: “Esse incentivo é importante, pois hoje poucas pessoas realmente se planejam para ter uma aposentadoria tranquila, embora seja um assunto de extrema importância. Está mais do que na hora de falarmos sobre o tema. Depender apenas do INSS não é uma decisão inteligente, uma vez que os valores não são atraentes.”

Reinaldo Domingos recomenda que a decisão de aderir a uma previdência privada deve ser tomada o quanto antes, garantindo a realização dos sonhos por meio de um planejamento sólido:

“Gosto de ressaltar que a previdência, na verdade, deve ser direcionada para a realização de sonhos, normalmente, de longo prazo, que serão realizados em 10 anos ou mais.”

Principais mudanças nas regulamentações

 As mudanças estão detalhadas em duas resoluções do CNSP, a 463/2024 e a 464/2024, aplicadas aos Planos Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), respectivamente. Dentre elas estão:

Essas mudanças representam um passo significativo na modernização do setor de previdência privada, proporcionando mais transparência, flexibilidade e competitividade. Portanto, é recomendável refletir sobre essas mudanças e iniciar um planejamento para garantir um futuro financeiro mais sólido, tanto para os investidores quanto para suas famílias.

Você pode ler também