6 orientações para tornar a sua franquia em um negócio de sucesso

10/01/2024

Saiba como garantir o sucesso da sua franquia, transformando seu negócio em uma fonte de renda próspera.


Construir uma franquia de sucesso necessita de conhecimentos técnicos e ações estratégicas, mas, além disso, o que determina o real sucesso é um plano de negócio consolidado e a atuação recorrente do franqueado.

Seguir orientações sobre o assunto pode alavancar o negócio, e ajuda a ter mais possibilidades de ser bem-sucedido. Portanto, atitudes planejadas garantem uma franquia de sucesso, possibilitando um maior retorno do investimento.

Pensando nisso, criamos uma lista com orientações relevantes sobre como tornar o seu negócio uma franquia de sucesso.

Os caminhos para ter uma franquia de sucesso

Empresário no computador verificando planilhas do seu negócio

Primeiro de tudo: não basta adquirir uma franquia e esperar que os resultados aconteçam por si só, é preciso realizar investimentos em especializações e aprender a lidar com o público, oferecendo um atendimento completo, possibilitando a acessibilidade do seu produto.

Outro ponto importante é traçar um objetivo para a sua franquia, definindo como ela irá atuar no mercado. Isso evita certos equívocos referentes a sua expectativa de vendas, por exemplo.

Uma franquia é um sistema de negócio já validado, onde não há a necessidade de testar uma ideia, nem de analisar custos e ganhos, por isso é um modelo bem aceito por investidores que querem resultados rápidos, o que não acontece quando se empreende do zero.

Sem contar que você recebe da franqueadora todo um suporte de treinamentos, comercial, marketing, dentre outros.

Confira as nossas orientações para ter uma franquia de sucesso:

1. Escolha do tipo de franquia

Uma franquia de sucesso começa a partir da escolha do tipo de negócio que você deseja trabalhar. Não basta escolher o modelo que cabe no seu bolso, a tendência do momento ou o ramo que mais lhe interessa.

O futuro empresário deve avaliar de forma criteriosa as características do negócio, analisando como a franqueadora age e também colocar na balança o valor que realmente pode investir. A análise profunda e estratégica, será a chave para uma escolha correta.

2. Treinamentos e especializações

Boas empresas oferecem aos franqueados treinamentos constantes para auxiliar e dar condições para eles terem uma franquia de sucesso.

Normalmente são oferecidas especializações de iniciação para o modelo do negócio em questão, além de cursos, palestras, eventos e workshops.

O objetivo é aproximar o franqueado da essência do negócio, aumentando os seus conhecimentos sobre o produto e aproximando-o do seu público alvo. Isso faz toda a diferença, pois aprimora o atendimento e em consequência, traz um retorno financeiro por conta do aumento de volume de vendas.

Além dos treinamentos oferecidos pela franquia, o empresário precisa buscar outros meios de conhecimentos sobre o tema escolhido, expandindo a visão e a atuação da sua franquia.

O franqueado deve investir em cursos de finanças, gestão de pessoas, comunicação, e afins, é ideal que tenha noções básicas de marketing e publicidade, também. Todos esses temas agregados, constroem uma mente com conhecimentos estratégicos necessários para ter uma franquia de sucesso.

3. Contratação e treinamento da equipe

O time que faz parte do negócio possui muita influência para o empreendimento se tornar uma franquia de sucesso. Portanto, o franqueado precisa expandir os treinamentos para todos que compõem a empresa.

Esse é um cuidado que deve ocorrer no processo de contratação, se estendendo para o dia a dia da empresa, pois, durante esse primeiro contato, já deve ser identificado a disponibilidade do indivíduo em querer aprender algo novo.

O perfil de cada vaga deve estar claro, tanto para o responsável pelas contratações ter noção e sabedoria durante a sua escolha como para os candidatos entenderem, de fato, as qualificações que precisam ter para ocuparem o cargo.

Após a contratação é necessário oferecer um treinamento completo, onde o funcionário irá aprender tudo o que precisa sobre a marca e sua função dentro do comércio. Isso permite que o cliente desfrute de um atendimento muito mais preparado e eficiente.

4. Necessidades do público

É preciso estar atento às necessidades do público, pois, por mais que a franquia tenha pessoas definidas, somente ao entender o mercado onde a empresa está inserida o empreendedor conseguirá reconhecer quais são as necessidades do cliente.

O franqueado deve analisar o comportamento dos seus consumidores, realizar pesquisas de mercado e ficar sempre atento às novas tendências.

Esse conhecimento, alinhado ao que já se sabe sobre a marca, é a receita perfeita para construir uma franquia de sucesso.

5. Apoio da franqueadora

Como visto anteriormente, franquia é um modelo de negócio pronto, no entanto, isso não significa que após a adesão você não vai mais precisar de orientações da marca para dar continuidade ao trabalho.

Alguns dos pontos positivos de abrir uma franquia é que elas possuem uma  estrutura de apoio por parte da empresa franqueadora. Portanto, para garantir uma franquia de sucesso, o empresário deve pedir auxílio e orientações da franqueadora quando for necessário.

6. Profissionalização

Realizar a gestão de um negócio demanda muito conhecimento, estratégia e planejamento, ou seja, quem possui essa posição precisa estar a todo instante em busca de novas capacitações, cursos e tudo que envolve a expansão do conhecimento.

O empresário deve cumprir algumas tarefas, e para isso, precisa estar disposto a aprender a ter uma boa relação com os fornecedores, clientes e parceiros, acompanhamentos financeiros, além de investir em melhorias contínuas com sabedoria.

Empresária realizando a gestão da sua franquia de sucesso

Uma franquia de sucesso acontece a partir da soma de todos os fatores citados nas 6 orientações acima, mas claro, existem muitos outros fatores e formas para alcançar os objetivos do seu negócio.

A busca pelo conhecimento é uma delas, portanto, o empresário deve estudar o mercado de forma constante para aproveitar as melhores opor

tunidades de maneira altamente competitiva, com o conhecimento profundo da operação.

Uma franquia de sucesso depende exatamente do conhecimento acerca de todos os processos, produtos e estratégias da franquia.

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