Saiba a importância do workshop para empresas

10/01/2024

Veja as vantagens e benefícios do workshop para a vida corporativa


O workshop é um formato de transferência de conhecimento, realizado de uma forma simples e prática. Normalmente é realizada uma imersão entre pessoas com o mesmo interesse em tema específico, e esse assunto é tratado em reunião.

Em um curto espaço de tempo, o workshop promove o desenvolvimento profundo de um grupo sobre o conteúdo, gerando interação entre o público presente.

Vivenciar a experiência de participar de workshop é algo surpreendente e único, afinal, são tratadas temáticas do interesse de quem está assistindo o estudo, de um jeito orgânico, mas ao mesmo tempo estratégico.

Os altos benefícios do workshop chamam a atenção das empresas, fazendo com que esse modelo de reunião seja adotado nas corporações. Afinal, é fundamental compartilhar conhecimento com os times de trabalho de uma forma interativa, rápida e eficaz.

Neste artigo você vai conhecer sobre as vantagens e benefícios do workshop para a sua empresa. Confira:

Benefícios do workshop

Interação do público durante workshop em empresa.

As empresas que desejam obter resultados rápidos, seja na área de vendas, no aumento da produtividade, para o desenvolvimento de novos líderes, entre outros, devem apostar no investimento dos workshops.

As corporações existem para gerar valor à sociedade por meio de produtos ou serviços, tendo como consequência o retorno financeiro, ou seja, ganham a geração cada vez maior de lucro para os acionistas.

Para que os objetivos da empresa sejam alcançados, a corporação precisa ter duas coisas bem claras, são elas: gerenciamento dos processos e o poder do engajamento dos colaboradores para a geração de novos e melhores valores e resultados.

Durante o processo de construção dos elementos que ajudam um time de trabalho a obter mais ganhos, são realizados estudos para incluir estratégias eficazes para a empresa. E uma delas é a implantação de workshops.

Tendo em vista os bons resultados que esse modelo de reunião gera ao público, as corporações o têm adotado como um dos principais meios de comunicação e aprendizado entre empresa e funcionário, e não só para assuntos relacionados ao nicho da empresa, mas como, também, para diversos outros temas.

Um dos grandes benefícios do workshop é a interação do público com o assunto abordado. E essa é uma das características principais para criar motivação e compreensão do conteúdo passado durante uma aula.

Interagir com o público tem o poder de despertar o engajamento, que é a chave para atrair a atenção das pessoas envolvidas. No modelo workshop, os participantes podem comentar, perguntar e até pôr a mão na massa. E todas essas características são primordiais para o desenvolvimento e crescimento intelectual do participante.

O cérebro humano aprende por repetição, ou forte impacto emocional. Portanto, o trabalho de workshops promove essas duas características, ou seja, o participante vai realmente pôr a mão na massa, experienciando aquele momento.

E a forma de repetição não se atém apenas a palavras, mas sim em exercícios, atividades em grupo, ferramentas de trabalho, dinâmicas, entre outros. Todas levando os participantes a uma prática adequada.

Conheça a Universidade Corporativa

Aula em Universidade Corporativa

A Universidade Corporativa é uma “instituição educacional” dentro da empresa, que funciona com o intuito de contribuir com os resultados corporativos. No entanto, por mais que leve o nome de “universidade”, não necessariamente é uma graduação, mas sim um modelo de treinamentos aos colaboradores.

Essa é uma forma de educar os funcionários, em seus vários níveis, para garantir uma operação mais eficiente e produtiva, gerando os melhores resultados.

O primeiro aspecto que deve ser estabelecido é a finalidade da implantação da Universidade Corporativa.

Afinal, a empresa deve gerar uma capacitação ao seu time de trabalho, com cursos rápidos e eficientes, que estejam voltados para temas que realmente façam sentido para os objetivos da operação.

Além disso, devem ser estrategicamente implementados modelos de aulas, como, por exemplo, os workshops. A promoção da interação entre as aulas é capaz de aumentar o engajamento dos ouvintes.

A universidade corporativa permite que os colaboradores que estejam mais preparados com os ciclos de treinamentos e qualificações possam desempenhar melhor, entregando os resultados esperados pela companhia.

Gostou do conteúdo?
Acesse o nosso blog e confira mais sobre Workshops.

Você pode ler também