Inadimplência, um problema comum para muitas pessoas, saiba como reverter a situação
10/01/2024
- Artigos
Quase 70% das famílias no Brasil estão no vermelho em suas finanças. Isso diz respeito desde contas em atraso, até prestações a pagar no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, boletos etc.
Pois então, se você quer sair da lista dos endividados e vencer essa crise, o primeiro passo desse problema é assumir que ele existe e precisa ser controlado.
Entenda que admitir para você mesmo que algo saiu do controle, é necessário. Esta é a hora de encarar a situação.
Lembre-se: quanto mais tempo você levar para se conscientizar, maior será o problema e o prejuízo financeiro. Sendo assim, não deixe que uma dívida pequena se transforme em um pesadelo, uma grande bola de neve, gerando a temida inadimplência.
Entenda o processo de endividamento
Sabia que a maioria das pessoas não cai na inadimplência apenas com uma compra de valor alto? O processo de endividamento começa com quantias bem pequenas e as pessoas não dão muita importância a isso.
Com isso, as dívidas não param de crescer e as pessoas não se dão conta da seriedade da situação. Elas vão “empurrando com a barriga” e vão sendo encurraladas nesse emaranhado.
E a dívida não para de crescer. Quando a ficha cai, a situação está em um nível tão alto de descontrole, que o desespero indica fazer novas dívidas para pagar as antigas.
Atitude positiva para promover mudanças de hábitos com a Metodologia DSOP
Claro que a resolução dos problemas financeiros não cai do céu. Você terá que respirar fundo e ter atitude para promover mudanças de hábitos. Fale com sua família e a ação positiva será de todos.
Para ter uma vida financeira saudável é preciso equilibrar o orçamento. Nunca gaste mais do que você ganha. Parece uma conta simples, mas muita gente tem dificuldade para fechar no azul.
Se você tem débitos, reveja o seu orçamento e promova algumas mudanças. Reserve uma parte do dinheiro que entra e negocie a quitação da dívida com os credores.
Procure poupar um pouco por mês, isso vai ajudar a organizar o seu orçamento. E o restante use para quitar as despesas do dia a dia.
Não vai ser simples no começo, mas tem tudo para funcionar se apertar o cinto e se abster de gastos supérfluos.
Procure pelos credores para negociar com serenidade
Quando se está com dívidas e não consegue pagar, a melhor solução é falar com os credores e buscar um parcelamento, negociar, expor a situação com sinceridade para tentar juros menores.
Procure negociar algo que caiba no seu bolso, se não for assim, você vai trocar “seis por meia dúzia”.
Com serenidade e disciplina você conseguirá não apenas sair da inadimplência, mas também vai vislumbrar a chance de realizar alguns sonhos, sem danificar o equilíbrio e a saúde financeira.
Você verá que o endividamento não é um problema sem saída, pelo contrário, se for controlado e assumido dentro de suas possibilidades, pode ser o fator chave de atitudes e realizações incríveis que você nunca teve.
DSOP, um aliado na resolução dos problemas financeiros
A DSOP possui um método científico e comprovado, que tem o objetivo de transformar comportamentos e hábitos em relação ao consumo e ao dinheiro.
Conheça o maior Ecossistema de Educação Financeira do país e saiba como utilizar o dinheiro como uma solução para, inicialmente, resolver seus problemas e depois, realizar seus desejos, objetivos e sonhos.
Além do conteúdo 100% gratuito que foi apontado mais acima neste artigo, existe uma outra opção para você navegar pelo vasto mar da Educação Financeira.
A Dflix é o primeiro streaming de Educação Financeira do país, que traz a proposta do entretenimento, assim como as plataformas mais famosas do mercado e o preço é menor do que você imagina.