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A Matemática como ferramenta para ensinar Educação Financeira

04/03/2022

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Até pouco tempo atrás, em sala de aula, tínhamos de decorar a tabuada. Atualmente, já não utilizamos mais essa prática. O motivo está na conscientização dos educadores sobre ensinar baseados em uma metodologia que realmente funcione. E daí surge o tema Educação Financeira.

O que realmente esse assunto pode contribuir para as nossas vidas, visto que é algo novo dentro de instituições de ensino? Em minha opinião de educador financeiro, o conhecimento nessa área traz muitos benefícios à sociedade como um todo e, por isso, entendo que seja sim uma disciplina de ciências exatas de vital necessidade para nossas vidas.No universo da educação financeira, do qual faço parte – mesmo sem saber – desde os meus 12 anos, quando utilizei, pela primeira vez, a matemática para realizar meu sonho de ter uma bicicleta, as pessoas aprendem que o mais importante é atingir objetivos e que o dinheiro é apenas um meio para se conseguir.A matemática faz parte disso tudo. Sabendo os princípios básicos dessa disciplina, qualquer um consegue saber como está a sua vida financeira, onde está cometendo excessos, quais sonhos materiais poderá realizar, quanto precisará poupar e por quanto tempo.Prova disso é que, aos 37 anos, consegui realizar um dos meus grandes sonhos: me tornar independente financeiramente. Usei meu conhecimento mais aprofundados para fazer com que os juros trabalhassem a meu favor. Investi meu dinheiro e pude alcançar a autonomia de não mais trabalhar por necessidade, mas sim por prazer. Então, resolvi disseminar Educação Financeira para que mais pessoas pudessem realizar os seus sonhos.Criei a Metodologia DSOP de Educação Financeira, que, hoje, ajuda centenas de escolas por todo o país a construírem gerações mais conscientes financeiramente. A matemática é uma ferramenta poderosa nessa missão, bastando ensiná-la de forma adequada para cada público (crianças, jovens e adultos).Educação financeira é do ramo das ciências humanas, que lidam diretamente com o comportamento e costumes, gerando o hábito correto de como administrar o dinheiro. Já a matemática é uma ciência exata, que é utilizada no processo de educação da sociedade.Um dos pontos já detectado nas escolas é que a criança quando aprende matemática não consegue conectar o aprendizado à sua verdadeira utilização e necessidade. Acredito que as escolas privadas já conseguiram encurtar esse processo de interesse do aluno no tema, por meio da Educação Financeira.Mas como conseguir fazer o professor ensinar algo que ele mesmo não aprendeu? É preciso que ele aprenda primeiro e, para tanto, não basta apenas as escolas adotarem livros, é preciso capacitar o professor, até porque, ele é o protagonista da transformação de nosso país.Acredito em uma grande mudança cultural, na qual a educação será, sem dúvida, a grande mola propulsora desse movimento, como falo de modo mais aprofundado em meu livro Terapia Financeira, publicado pela Editora DSOP.

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