Primeira Graduação em Educação Financeira do país é aprovada com nota máxima pelo MEC
10/01/2024
- Educação
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Curso EaD Superior de Tecnologia em Educação Financeira obteve a nota máxima (5). Esta conquista é um marco histórico no Brasil, visto que é o primeiro curso de graduação em Educação Financeira do país e esse já alcança essa nota máxima.
O curso, desenvolvido pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e que conta com conteúdo da Metodologia DSOP idealizada por Reinaldo Domingos, surge em um momento crucial para a sociedade brasileira. A crescente importância da educação financeira em nosso país é inegável, e esse curso se propõe a atender a uma demanda real e urgente por profissionais qualificados nessa área.
O presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, expressou sua alegria com a notícia: “Estamos muito felizes com esse resultado, pois mostra a transformação que vem ocorrendo em nossa sociedade e que participamos. Até poucos anos atrás, ninguém ouvia falar de educação financeira. Com a divulgação cada vez mais intensa do tema, hoje esse conhecimento já se mostra fundamental para a maioria das pessoas e agora se consolida como uma profissão com graduação, com o primeiro curso superior sobre o tema.”
Atendendo a uma necessidade urgente
À medida que a conscientização sobre a importância da educação financeira cresce, tanto entre as organizações quanto entre as pessoas físicas, a busca por especialistas que possam auxiliar colaboradores, gestores e clientes em suas vidas financeiras também aumenta. Este curso é a resposta a essa crescente demanda.
O curso é inovador e pioneiro no Brasil. É o primeiro do gênero no país, originado da necessidade cada vez maior da população de desenvolver uma relação sustentável com o dinheiro. Além disso, a Unoeste já possui expertise na oferta de cursos de pós-graduação EAD na área de Educação Financeira.
A necessidade de um profissional especializado em auxiliar as pessoas a lidarem com suas finanças é uma realidade gritante. Basta observar os números crescentes de endividados e inadimplentes no país.
Preparando profissionais para o futuro
A Educação Financeira se tornou um tema de extrema relevância nos últimos anos, sendo incorporada até mesmo nas salas de aula das escolas em todo o Brasil, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse curso combina conhecimentos das áreas de humanas, exatas e sociais aplicadas, preparando os estudantes para o mercado de trabalho.
O objetivo é formar profissionais da área de educação financeira capazes de levar esse novo conhecimento para a sociedade como um todo, promovendo a sustentabilidade financeira por meio da mudança de comportamento.
Os alunos também serão introduzidos à educação do comportamento financeiro em suas vidas pessoais e profissionais, além de adquirirem conhecimentos abrangentes relacionados a essas práticas e atividades.
Uma carreira versátil
A atuação na área de Educação Financeira é ampla, permitindo que os profissionais atuem como autônomos, em escolas, em empresas do setor financeiro (como bancos e seguradoras), em fintechs, e em organizações públicas e privadas de diversos segmentos. Seu objetivo será orientar pessoas e famílias, empresários, clientes e colaboradores a alcançar a sustentabilidade financeira.
Alguns tópicos do currículo do curso
- Metodologia DSOP de Educação Financeira
- Neurociência para Crianças, Jovens e Adultos
- Matemática Financeira
- Mercado Financeiro e de Capitais
- Consumo Consciente
- Investimentos Financeiros
- Empreendedorismo e Novos Negócios
- Planejamento Previdenciário e Independência Financeira
A DSOP Educação Financeira e a Unoeste estão entusiasmadas em desempenhar um papel fundamental na capacitação de profissionais em Educação Financeira e em contribuir para a transformação financeira do Brasil. Para mais informações sobre este curso pioneiro e para se inscrever, clique aqui.