Rotativo do cartão de crédito a juros absurdos de 411,5%, não caia nessa armadilha!

10/01/2024

Use com planejamento e estratégia seu cartão de crédito e fuja dos juros rotativos


Sabe aquela famosa bola de neve, o endividamento com o cartão de crédito que cresce exponencialmente quando você entra na taxa de juros rotativo? Pois é, chegou a 411,5% ao ano, segundo dados do Banco Central, referente a janeiro de 2023.

Por isso, quando o tema são as finanças pessoais, com certeza, o cartão de crédito é considerado um ponto crítico. Em 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), 25,1% das transações com cartão de crédito foram com encargos de juros do rotativo ou do parcelado.

Cartão de crédito é o vilão?

Homem de meia idade realizando compras com o cartão de crédito pela internet

Será que o cartão de crédito é o vilão, por acreditarem que ele é o único culpado por dívidas altas. Na verdade, o cartão é apenas uma ferramenta que pode ser mal utilizada, mas também pode ser um grande aliado na hora das compras.

O uso do cartão de crédito precisa ser consciente, sabendo dos perigos das taxas do rotativo. O ideal é se educar financeiramente, ter disciplina, evitando o problema na raiz.

Pensando nisso, desenvolvemos algumas orientações para se programar ao usar essa modalidade, confira:

Limite do cartão de crédito

Fique atento para que o limite do cartão de crédito não ultrapasse 30% do salário ou ganho mensal, assim se evita gastar mais do que se ganha. Considere também ter apenas um cartão se tiver apenas uma fonte de renda.

Parcelamento do cartão de crédito

A facilidade aparente do parcelamento acaba gerando, fatalmente, o endividamento. Quando isso acontece é preciso ter o comprometimento para arcar com essa despesa indesejada nos meses seguintes.

Pagamento da parcela mínima do cartão de crédito

Um erro enorme cometido em relação ao cartão de crédito é pagar a parcela mínima. As taxas de juros são uma das maiores do mercado, levando o usuário à inadimplência. Se você perceber que não vai conseguir pagar o total, procure outra linha de crédito que não ultrapasse 2,5% ao mês.

Negociar a anuidade do cartão de crédito

Procure negociar a anuidade do cartão com a operadora. Hoje em dia é possível encontrar cartões que não cobram taxa de manutenção. Outra coisa, nunca empreste o seu cartão para outra pessoa, mesmo que seja conhecida, assim você evita transtornos.

Atente-se nas vantagens do cartão de crédito

Quem usa o cartão com disciplina sabe aproveitar os benefícios que ele oferece, como milhas e prêmios. Atente-se porque essas vantagens têm data de validade, assim você não perde os prazos.

Saiba o verdadeiro problema para o seu define de pagamento do cartão de crédito

No caso de não conseguir pagar a fatura total do cartão no vencimento, o melhor é fazer um diagnóstico financeiro e descobrir qual o verdadeiro problema. Tente uma linha de crédito com taxas de juros mais baixas.

Compras impulsivas

Evite sempre compras por impulso. Diariamente há um bombardeio de ofertas e oportunidades tentadoras na mídia. Jovens em sua ansiedade, e até mesmo os mais experientes, se deixam levar e adquirem um serviço ou produto que nem sempre é necessário. Pergunte a você mesmo: “Eu realmente preciso disso? Terei como pagar a fatura vindoura? Estou comprando por necessidade, impulso ou me deixando levar pelas propagandas ou terceiros?”

A Educação Financeira como modalidade para o aprendizado do uso consciente do cartão de crédito

Jovem planejando compras com o cartão de crédito

O cartão de crédito é um meio de pagamento que deve ser utilizado para forma estratégica de pagamento de compras altas, que por muitas vezes são realmente difíceis de pagar à vista. Portanto, o uso desse recurso deve ser feito com planejamento.

A Educação Financeira ensina hábitos que ajudam o indivíduo a ter consciência do seu atual status financeiro, abordando o que realmente é necessário ou não na hora de uma compra, e isso é primordial na decisão do uso do cartão de crédito.

Ao dar espaço para o aprendizado em finanças, você colabora consigo mesmo, criando um caminho real para a realização de sonhos e objetivos financeiros.

Você pode ler também