A Educação Financeira transforma a vida dos colaboradores e os resultados das empresas
10/01/2024
- Empreendedorismo
Segundo pesquisas realizadas pelo Serasa, até dezembro de 2022, no Brasil foram contabilizados cerca de 69,4 milhões de inadimplentes, com débitos que, juntos, somam um total de R$ 312 bilhões, ou seja, R$ 4,5 mil por pessoa.
Esses números são reflexo da falta de Educação Financeira no país, e dívidas como essas são capazes de causar prejuízos, não apenas nos bolsos dos cidadãos, mas também na saúde mental e física.
Além disso, as preocupações que os débitos causam podem refletir no desempenho no trabalho, diminuindo o engajamento e produtividade. Consequentemente, as empresas sofrem diretamente, afinal, um time com baixo desempenho afeta na entrega direta e indireta dos serviços da corporação.
Para solucionar este problema, deve-se observar como um fato decorrente da carência de saber lidar com o dinheiro. Portanto, é fundamental fomentar o assunto, ensinando os princípios da Educação Financeira.
As mudanças dos hábitos financeiros são essenciais para a realização de ações ligadas com o dinheiro, afinal de contas, quando lidamos com ganhos e gastos, precisamos pensar com sabedoria e estratégia, isso elimina as possibilidades da negativação e problemas financeiros pela falta de planejamento.
Os dados acima confirmam, cada vez mais, a necessidade do aprendizado financeiro desde os primeiros anos de estudo. No entanto, não são todas as pessoas que possuem a oportunidade de aprender Educação Financeira na infância, e por isso acabam agindo com ações financeiras ruins.
É importante que as corporações estejam atentas e aproveitem as oportunidades para ensinar e potencializar seus colaboradores, para que a Educação Financeira nas empresas seja uma realidade que promova mudanças reais nos atos diários de cada empregado.
E as empresas que já introduzem a Educação Financeira nos diálogos diários confirmam as mudanças do comportamento dos colaboradores. Afinal, pessoas financeiramente educadas realizam atos que favorecem o crescimento pessoal e profissional.
Benefícios da Educação Financeira nas empresas
A Educação Financeira nas empresas é um assunto que deve ser promovido ao quatros cantos, afinal, os benefícios de estimular o time de trabalho a saber lidar com o próprio dinheiro são gigantes.
Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin), em parceria com Axxus e certificado pela Unicamp, feita com profissional de RH, das maiores empresas do Brasil nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste foi notado os seguintes números: 87% dos RHs das empresas dessas empresas desconhecem a realidade financeira dos seus colaboradores.
De todas as corporações entrevistadas, apenas 56% já realizaram algum tipo de ação para promover o conhecimento financeiro do seus times. Desse último número, 94% obtiveram resultados extremamente positivos em relação ao desempenho das equipes de trabalho.
Os números acima confirmam o quanto a Educação Financeira nas empresas é importante e benéfica aos empregados e a corporação.
Além disso, 44% dos responsáveis das empresas possuem uma visão onde a sustentabilidade financeira é determinada pelas mudanças de atitudes, embasadas por uma ciência humana comportamental. 95% dos profissionais de RH afirmam que os problemas financeiros de seus colaboradores afetam diretamente a produtividade.
Portanto, uma das melhores medidas para apoiar os funcionários a obterem o desejo do crescimento profissional e pessoal, é promovendo ações que levem os ensinamentos da Educação Financeira, deixando claro os melhores benefícios deste aprendizado, como, por exemplo, a realização de sonhos e objetivos.
Promova Educação Financeira nas empresas
A promoção da Educação Financeira nas empresas deve ser realizada com estudos e planejamento, com profissionais qualificados no setor educacional de finanças.
Ações como, por exemplo, workshops, palestras, reuniões, entre outros, podem ser usadas para repassar este conhecimento.
A DSOP, maior ecossistema de Educação Financeira do país é expert em realizações de atos empresariais, para orientar sobre hábitos financeiros saudáveis ao colaborador.
A instituição DSOP também possui diversas literaturas com o tema, além de cursos de graduação e pós voltados à Educação Financeira, promovendo profissionais de destaque no mercado.
Beneficie o seu time de trabalho com os aprendizados adquiridos pela Educação Financeira e ganhe vantagens na produtividade e engajamento positivo da sua corporação.
Conheça o DSOP In Company e surpreenda-se com as soluções empresariais que a Educação do Comportamento Financeiro oferece.