Valorizamos sua privacidade

Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação, exibir anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com nosso uso de cookies.
Saiba mais em Termo de uso e Políticas de Privacidade.

Educação financeira nas cooperativas

04/03/2022

  • Artigos

A missão da DSOP Educação Financeira é disseminar a educação financeira no Brasil e no mundo por meio da Metodologia DSOP e, para isso, entendemos que é preciso falar a língua de cada público.

Por esse motivo, temos cursos, palestras e workshops voltados para pessoas físicas – crianças, jovens, mulheres, dentre outros – e jurídicas. Hoje, quero falar sobre Cooperativas.Sabemos que a maioria da população não teve a oportunidade de aprender o comportamento correto em relação ao uso e à administração dos recursos financeiros e que, por isso, os índices de endividamento e inadimplência ainda são tão altos. A educação financeira, então, vem como uma forma de ensinar que o dinheiro é um meio para a realização dos sonhos e não uma finalidade.As cooperativas de crédito, por sua vez, são instituições financeiras formadas por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com o intuito de prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e outros produtos financeiros (aplicações, investimentos, empréstimos, financiamentos, recebimento de contas, seguros, etc.).Os cooperados são pessoas que possuem uma visão melhor e mais consciente do dinheiro, no entanto, com o crédito cada vez mais fácil, as pessoas – independente da profissão – continuam se endividando e, pior, tornando-se inadimplentes, com a mesma facilidade que adquirem crédito. O preocupante é que diversas pessoas já contam com esse dinheiro como se fizesse parte do orçamento, o que só piora a situação da saúde financeira.A boa notícia é que existe curso de educação financeira voltado especialmente para as cooperativas, com livros, apostila, apontamento de despesas e ferramentas online. Dessa forma, é possível, além de educar financeiramente esse público, formar multiplicadores, pois estes serão capacitados a transmitir o conhecimento a outras pessoas, realizando palestras e workshops, por exemplo.Para saber mais sobre os cursos e programas de educação financeira, acesse o link: http://www.DSOP.com.br/empresas/educacao-financeira-nas-empresas

  • Artigos