Prorrogação do Desenrola Brasil reforça necessidade de educação financeira

28/03/2024

Com a publicação da Medida Provisória n° 1.211/2024 no Diário Oficial da União em 28 de março de 2024, o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes – Desenrola Brasil ganha um novo fôlego, estendendo seu prazo de adesão até 20 de maio de 2024, exclusivamente para a Faixa 1. Essa prorrogação […]

Paulo Ucelii

Com a publicação da Medida Provisória n° 1.211/2024 no Diário Oficial da União em 28 de março de 2024, o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes – Desenrola Brasil ganha um novo fôlego, estendendo seu prazo de adesão até 20 de maio de 2024, exclusivamente para a Faixa 1. Essa prorrogação não apenas oferece uma oportunidade adicional para os devedores, mas também levanta questões sobre a eficácia das medidas emergenciais frente ao endividamento.

Nesse contexto, o PhD em educação financeira Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin), destaca a importância de compreender o papel das prorrogações e de ações como o Desenrola Brasil mais como medidas paliativas do que resolvedora do problema.

Segundo Domingos, enquanto essas ações podem aliviar os efeitos imediatos do endividamento, não abordam a causa raiz do problema, que é a falta de educação financeira.

A extensão do prazo para adesão ao Desenrola Brasil é uma oportunidade para os devedores refinanciarem suas dívidas e recuperarem a estabilidade financeira. No entanto, é fundamental reconhecer que essa prorrogação não resolve o problema subjacente, destacando a necessidade de uma abordagem mais abrangente para prevenir futuras crises de endividamento.

Educação Financeira como Solução

Domingos ressalta que investir em educação financeira é essencial para transformar o cenário do endividamento no país. Ele enfatiza a importância de capacitar as pessoas a gerir suas finanças de forma consciente, tomando decisões financeiras informadas e evitando armadilhas que levam ao endividamento.

Mas, mesmo assim a prorrogação é uma boa oportunidade para ajustar as contas, e para essas pessoas Reinaldo Domingos tem algumas orientações para as pessoas antes de negociar as dívidas:

1. Liste todas as dívidas, priorizando aquelas essenciais (como água, energia elétrica, aluguel) e as que possuem juros mais elevados (como cartão de crédito e cheque especial). Realize um diagnóstico financeiro para identificar formas de reduzir despesas e gerar economias para quitar as dívidas.

2. Registre todos os gastos durante 30 dias, separando por tipo de despesa. Isso inclui pequenas despesas, permitindo uma compreensão completa de como o dinheiro está sendo utilizado e identificando hábitos que contribuem para a inadimplência.

3. Negocie as dívidas somente após um planejamento adequado, garantindo que haja capacidade financeira para cumprir os acordos. Evite tomar decisões precipitadas que possam agravar a situação financeira.

4. Avalie cuidadosamente a troca de dívidas, pois essa estratégia pode não ser a melhor alternativa. O crédito consignado, por exemplo, oferece juros mais baixos, mas é essencial considerar os impactos de uma redução na renda mensal.

5. Pratique o consumo consciente, questionando a real necessidade de cada compra. Reflita sobre os benefícios do produto ou serviço e evite compras por impulsividade.

6. Estabeleça metas financeiras claras, incluindo sonhos de curto, médio e longo prazo. Sair das dívidas deve ser uma prioridade nesse planejamento financeiro.

7. Utilize o diagnóstico financeiro para identificar oportunidades de poupança e investimento. Consulte um especialista, se necessário, para realizar aplicações financeiras alinhadas aos seus objetivos e perfil de investidor.

O Curso EAD da DSOP Educação Financeira:

Diante desse panorama, a DSOP Educação Financeira oferece um curso EAD gratuito para ajudar as pessoas a adquirirem conhecimentos sólidos em educação financeira. Com esse recurso, os participantes podem aprender a organizar suas finanças, criar um plano de pagamento de dívidas e desenvolver hábitos saudáveis de consumo.

Em parceria com a DFlix, primeiro Streaming de Educação Financeira do Brasil, a empresa desenvolveu e disponibilizou gratuitamente o curso Desenrola Brasil – Aprenda os prós e contras antes de aderir. O conteúdo foi preparado para proporcionar uma visão estratégica aos interessando em aderir ao programa que visa limpar o nome de brasileiros inadimplentes. Com isso os participantes poderão aderir de forma adequada ao programa e também se organizarão para o pagamento dos compromissos assumidos.

Assim, esse curso é essencial para todos aqueles que desejam aderir ao programa “Desenrola Brasil” e também para aqueles que não precisam. Afinal, ele fornecerá orientações para que essa medida seja efetiva e realmente transforme a saúde financeira das pessoas.

Ao se inscrever, você terá acesso a 4 módulos que transformarão a visão sobre finanças pessoais. O curso estará disponível durante o período do programa, por isso da importância de realizar o quanto antes. O conhecimento adquirido neste curso gratuito pode mudar definitivamente as vidas financeiras.

Você pode ler também